GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. O termo complicado significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

Ela surge no cenário educacional brasileiro como uma ferramenta capaz de combater a falta de interesse e a dispersão dos alunos em sala de aula. Essa ferramenta deve ser incorporada por escolas e professores dentro de um processo de adaptação das metodologias para a nova realidade dos alunos, que é cada vez mais digital e conectada.

Em vez de trazer jogos já existentes para a sala de aula, o educador pode explorar a gamificação através de certas dinâmicas com sua turma: a principal é trabalhar a partir de missões ou desafios, que funcionam como combustível para a aprendizagem. Dessa forma, todo conhecimento serve a um propósito, o que envolve os estudantes no processo. Outras alternativas são utilizar pontos, distintivos ou prêmios como incentivo; definir personagens (avatares) ou cenários específicos com que os alunos precisam lidar ou propor obstáculos a serem superados.

E por que devemos aplicar a gamificação na educação? Porque ela nos dá mais absorção e retenção do conteúdo, facilidade na transmissão do conhecimento, diversão, diálogo, desafios e menor taxa de reprovação dos estudantes.

A evasão escolar também é uma situação recorrente no Brasil, e esse cenário pode ser transformado com a inserção de novas metodologias no ambiente pedagógico. É necessários que os educadores estejam abertos e preparados para essas mudanças, a tecnologia deve nortear os rumos da educação nos próximos anos.

O uso dos games é uma proposta de ensino personalizada e adaptativa, capaz de trabalhar as dificuldades e potencialidades de cada aluno de forma segmentada. Existem diversos dispositivos à disposição dos professores, basta ter criatividade e disposição para encontrar as melhores ferramentas e estratégias.

 

Fontes:

http://info.geekie.com.br/gamificacao

https://www.edools.com/tecnologia-na-educacao/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s